quarta-feira, 21 de maio de 2008

Identificação de Potencialidades e Recursos e Meios

Existem várias potencialidades no que se refere ao contexto institucional, nomeadamente: 1) centralidade - o CLAII está localizado numa grande superfície comercial o que facilita o acesso da população imigrante; 2) organização do Artigo 13.º- Encontro sobre Migrações, Protocolos estabelecidos com o ACIDI e a criação da rede CLAII’s no Concelho; 3) sensibilidade e empenho manifestadas pelos técnicos do CLAII onde a estagiária realizou este projecto para a problemática dos imigrantes, denotando-se um interesse no sentido de encontrar soluções para fazer face ao problemas encontrados, através do trabalho realizado entre as Instituições de Câmara Municipal de Loures e outras instituições acima referidas na articulação do sistema da acção. Nesta potencialidade inclui-se a própria iniciativa dos técnicos para melhorar o serviço e encontrar soluções para a resolução dos problemas dos utentes. Neste sentido, os técnicos realizaram atendimentos, encaminhamento e acções de formação sobre a nova lei de nacionalidade e a lei dos imigrantes. Estas acções de formação realizaram-se em vários centros comerciais, tiveram como temas a nova Lei da Nacionalidade e Lei dos Imigrantes, foram direccionadas a todos os utentes estrangeiros que trabalhavam nesses centros comerciais, e tiveram como objectivo principal facilitar o processo de integração destes imigrantes no país de acolhimento.

A população-alvo era também ela rica em grandes potencialidades, nomeadamente, na parte cultural, uma vez que esta é vista como um elemento enriquecedor de uma sociedade multicultural, pois contribui para a identidade de um país através dos novos costumes, hábitos e saberes. Outra potencialidade era ainda o facto de estes imigrantes serem pessoas muito empenhadas no trabalho. Também foi positiva a presença de redes familiares, ainda que menos expressivas, e a existência de uma forte rede de laços de vizinhança e de entreajuda.

Esta população-alvo contou com os recursos e meios das instituições locais (CLAII e seus parceiros) como meio de respostas às suas necessidades. Como já foi referido anteriormente, todas estas respostas só foram possíveis graças a outros parceiros que trabalharam em colaboração com a instituição local.

Finalmente, é de salientar que, apesar de todas as dificuldades pelas quais estes oito imigrantes passaram, ainda conseguiram retirar aspectos positivos das experiências que viveram. Eles estabelecem também um elo de ligação privilegiado entre a origem e o destino. Todos eles eram trabalhadores responsáveis e dispostos a fazer qualquer tipo de trabalho para o qual encontrassem uma vaga.

Sem comentários: