quarta-feira, 21 de maio de 2008

Actores envolvidos, fontes de recolha de informação e técnicas de Investigação-Acção

Os actores envolvidos na realização deste diagnóstico foram oito utentes imigrantes e os técnicos e profissionais que prestam serviço no CLAII. O orientador do estágio, outros técnicos pertencentes às entidades do sistema de acção inerente à intervenção, o SEF, ACIDI e associações de imigrantes, com quem foi possível efectuar reuniões, tornando-se, assim, actores importantes neste processo de diagnóstico.

Como fontes de recolha de informação para a elaboração deste documento recorreu-se, inicialmente, aos processos individuais de cada utente, a documentos respeitantes à entidade, livros sobre a temática representativa desta realidade, bem como à nova lei da nacionalidade, lei da imigração e políticas sociais.

No que respeita às técnicas de investigação a estagiária utilizou a observação participante, quer nos atendimentos, quer nas visitas às Associações, incidindo ainda sobre o funcionamento da equipa do CLAII. Esta técnica foi essencial em todo o processo de construção do diagnóstico, uma vez que permitiu ao observador captar os comportamentos, na altura exacta em que estes foram produzidos, bem como as reacções espontâneas dos mesmos.

Outras técnicas utilizadas consistiram na análise de conteúdo do material recolhido na entrevista dirigida ao orientador de estágio, com o intuito de tentar interpretar a realidade dos imigrantes que se dirigem ao CLAII; na leitura interpretativa de todos os contactos mantidos informalmente com os utentes, os quais ocorriam antes e depois dos atendimentos realizados pelos técnicos; e, finalmente, na leitura e análise de diferentes documentos adquiridos na instituição. Estas técnicas foram complementares a todo este trabalho, relativo ao estudo da realidade da população alvo.

Sem comentários: